Nunca é demais escrever sobre o desapego. Cada vez mais ele faz parte de nossas vidas, principalmente nos dias de hoje, quando as pessoas abraçam a palavra de ordem ” menos é mais”.
A toda hora lemos ou escutamos algo sobre pessoas que mudaram suas vidas optando por se desapegar de itens, sentimentos e até mesmo pessoas que não nos fazem bem.

Foto: abrangente.psc.com
Sabedoras ou não, elas se baseiam nos princípios da filosofia minimalista, que é a identificação do essencial e a eliminação do resto, além da utilização de poucos elementos no dia a dia.Você pode optar por doar ou vender seus itens. Caso queira doar, existem diversas organizações beneficentes em cada cidade do Brasil, além de muitas vezes, pessoas ao nosso redor.
Caso você queira vender, a estudante de Comunicação da Universidade de Brasília, UNB, Jéssica Behrens, 23 anos, exercitando o desapego, teve uma ideia empreendedora. Ela encontrou dificuldade para por em prática a nova filosofia de vida que ela resolveu abraçar: se desfazer de um pertence por dia ao longo de um ano. A idéia era viver com o mínimo necessário. Então, ele desenvolveu e criou o app Tradr, que conecta de uma forma rápida e fácil os itens a vendidos às pessoas que estavam precisando deles.

App Tradr
O projeto se tornou realidade quando se juntou com pessoas que desenvolviam startups e, após um processo seletivo, foi aceito no Laboratório de Inovação de Harvard. Como ela própria diz: ” O Tradr fomenta a economia colaborativa. É uma forma de conectar as pessoas, ver o que alguém está vendendo a 50 metros de você. Isso cria um espírito de comunidade, estimula a comprar e vender localmente. E é bom para o meio ambiente, pois você está deixando de consumir coisas novas”.
Uma coisa leva à outra e a decisão por uma vida mais minimalista, praticando o desapego, trouxe para à Jéssica novos horizontes, novas energias!!
Para fechar esse post, uma reflexão:
“Não se agarre a nada. Se você começar a se desprender, uma tremenda liberação de energia acontecerá dentro de você. A energia que estava envolvida no apego às coisas, trará um novo amanhecer ao seu ser, uma nova luz, uma nova compreensão, um tremendo descarregar.” Osho

http://amor-para-recomecar.blogspot.com.br/
A organização liberta!
Texto: Rosaria Amaral